quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Os benefícios da leitura

A leitura influencia a sua vida e a sua mente de muitas formas. Além disso, num plano fisiológico, foi comprovado que quem lê ativamente é capaz de aumentar a conectividade de seus neurónios.
Enquanto isso, no plano emocional, demonstrou-se que ao ler – principalmente ficção – aumentamos a nossa capacidade de simular o estado mental dos outros e podemos sentir mais empatia e compreensão pelos demais.

Os benefícios da leitura

A leitura permite que se viva novas experiências. Como? É  simples, especialmente a literatura de ficção tem um grande efeito emocional no leitor, pois ele é capaz de sentir emoções que talvez demoraria décadas para descobrir, e isso ajuda a sentir empatia pelos personagens com os quais o leitor vai se identificando ao longo da narração.
A literatura é, em si, uma grande simulação da realidade. É como uma máquina do tempo que nos leva de encontro a diferentes situações e épocas, com suas características e personagens particulares.
Isso  ajuda-nos a sermos mais amáveis com os demais, pois  ensina-nos a ver o mundo da perspectiva dos outros, e  ajuda-nos a ter em conta as consequências dos nossos atos para com os demais. Também nos demonstra a simplicidade de virtudes como a amabilidade, a generosidade e a simpatia.
A boa literatura sempre esteve em oposição aos sistemas de valores hegemónicos, estes que só priorizam a busca por dinheiro e poder. Os escritores  alinham-se à margem oposta dessa concepção de mundo. Eles  ajudam-nos a simpatizar com as ideias e os sentimentos que se contrapõem ao cinismo e à hipocrisia do mundo.
A literatura é uma cura para a solidão. Em bons livros podemos encontrar personagens com os quais podemos nos identificar e, com eles, descobrimos todo o mundo que vai sendo descrito ao longo da narração. Quando o livro é interessante, atrai toda a nossa atenção e a solidão simplesmente desaparece, porque o livro vai -se tornando nosso melhor amigo e companheiro.
Os escritores  ajudam-nos a abrir nosso coração e nossa mente porque dão as ferramentas para nos livrarmos da paranóia e da sensação de perseguição que, muitas vezes, nos invadem.
Finalmente, quero adicionar que a leitura é muito útil, além de tudo isso, porque nos ajuda a nos prepararmos melhor para o fracasso. Ninguém quer fracassar na vida, mas na literatura  encontramos ferramentas que lhe permitem reconhecer que o fracasso existe e que pode ser superado para torná-lo mais forte, e finalmente alcançar o objetivo que deseja.
A leitura é um bom hábito para todos, porque os benefícios são os mesmos independentemente da idade ou da condição do leitor. É claro que cada idade tem suas próprias preferências e necessidades, mas os resultados são iguais para todos.
Devemos pensar na leitura, como um elixir que existe para nos ajudar a viver com um pouco mais de sabedoria e bondade, por isso não importa quando ou onde, se você tem a oportunidade de ler um bom livro, não desperdice.

Sem comentários:

Enviar um comentário