quinta-feira, 30 de maio de 2013

Leitura e escrita de poesia



Na BE falamos sobre poesia, vimos e analisamos os vários tipos de rimas.
Os alunos leram  poemas de autores portugueses como motivação para a escrita.
 Assim surgiram lindos e engraçados poemas.

D.Afonso Henriques

D. Afonso Henriques
Um grande conquistador
Lutou contra a sua mãe
De Portugal foi fundador.

D. Afonso Henriques
Foi criado por Egas Moniz
Lutou contra os Mouros
Até às terras de Avis.

A independência de Portugal
Feita com o Tratado de Zamora
O Papa para assinar
Teve uma grande demora.

À frente de muitas batalhas
Demosntrou ser um gerreiro
Quando deixou o trono
Foi rei D.Sancho primeiro.





João  4º ano, turma J - E. B. de Valença


Direitos da Criança

As crianças têm direito
A muito brincar
O que não devem fazer
É trabalhar.

Às crianças devemos dar
Cuidados especiais
Aos que têm deficiência
Para ficarem normais.

As crianças mereçem
Ter muito aconchego
Com pai e mãe ao lado
Ficam em sossego.

As crianças necessitam
De carinho, amigos e amor
Sejam de que raça forem
Nunca delas se deve ter horror.

Com as crianças devemos
Ser responsáveis
As alimentações delas
Têm de ser saudáveis.

Lara Marques -4º Ano, Turma J - E. B. de Valença

A escola

Eu gosto da  minha escola
Porque gosto de aprender
Para os trabalhos manuais uso a cola
E o lápis para escrever.

Eu adoro Língua Portuguesa
Estudo do Meio e Matemática
Mas só quando é ensinado
Pela Professora Fátima

Professora Fátima
Muitas saudades vou sentir
Para o ano vai ser uma seca
Que já nem me apetece vir.

Sara - 3º Ano, Turma F - E. B. de Valença


Abel

Eu sou o Abel

Tenho um amigo
Chama-se Miguel
E vive sempre comigo.

Eu sou o Abel
Gosto de papel
Do meu amigo Gabriel
E da amiga Isabel.

Eu sou o Abel

Tenho um lindo chapéu
Cheio de mel
E sou muito fiel.

Abel Gomes - 3º ano, turma A - E. B. de Friestas

Aniversário




O dia da criança é um dia especial
Faço anos e é mundial.
Faço anos no dia da criança
É importante e genial
Ganho prendas e é especial.
O meu aniversário é na primavera
Conheci uma menina chamada Vera.

 Matheus Oliveira - 4º ano,  turma I - E. B. de Valença


 A minha professora

O sorriso da minha professora
É uma simpatia
Tem ternura, tem calor
E muita magia.

 O sorriso dela faz amigos
É um sorriso de carinho
É uma ponte de amizade
E constrói o nosso caminho.


A professora é bonita
Dá-me sempre carinho
É bonita como uma tulipa
E nunca me deixa sozinho.
Fábio Gonçalves - 4º ano, turma H - E. B. de Valença

 









Sem comentários:

Enviar um comentário