sexta-feira, 16 de março de 2012

O pão dos outros

Na Semana da Leitura, a turma F do 3.º ano da escola básica de Valença ouviu o conto O pão dos outros, de Michèle Lochak, em que a avó de Remi lhe falava dos seus tempos de menina e lhe contava uma história relacionada com o pão.
No conto, Remi levou para a escola uma fatia de pão de lavrador e pousou-a em cima da carteira de Filipe, que estava sempre com fome. No dia seguinte, era Remi que tinha na sua carteira um pedaço de cacete. As outras crianças quiseram participar nas ofertas de pão e toda a turma se pôs a trocar pedaços de pão no intervalo.
Inspirados no conto O pão dos outros, no dia 9 de março, sexta-feira à tarde, a nossa turma resolveu fazer um lanche na sala, trazendo, cada um de nós, uma espécie de pão. Assim, trouxemos broa de milho, pão de sementes, pão da avó, pão de centeio, pão integral e tostas. As professoras trouxeram marmelada, compota de morango, manteiga e queijo.
Todos nós comemos muito, mas mesmo muito pão. Houve um menino que preferiu comer pão sem nada. Foi um grande lanche coletivo e uma tarde muito divertida, em que todos partilhamos o pão.
Como é bom o pão dos outros!
Escola Básica de Valença, 3.º ano, Turma F


Sem comentários:

Enviar um comentário